Surf Para Todos leva esporte e alegria às praias de São Sebastião
- Fonte: Assessoria de imprensa

- 19 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Programa estadual desperta novas experiências e reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão
"Primeiro momento tive medo, depois só senti prazer", disse Adão, 60 anos, após subir em uma prancha de surf pela primeira vez durante a aula especial que aconteceu em Maresias, São Sebastião, pelo programa Surf Para Todos.
Realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (Sesp), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Pranchas (Abiep), o Surf Para todos já atendeu 6.331 pessoas até o dia 30 de outubro.
"O Surf Para Todos é mais uma ação que reforça o compromisso do Governo do Estado em democratizar o acesso ao esporte. O mar, que é um símbolo de liberdade, se torna também um espaço de inclusão, aprendizado e cidadania", disse a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
Adão foi um dos alunos que resolveu perder o medo e encarar o mar com uma prancha de surf pela primeira vez. Com um sorriso no rosto, ele contou da importância desse tipo de evento: "Acho que todas as inciativas que são gratuitas favorecem aqueles que não tem oportunidades."
Guilherme Nóbrega, 34 anos, morador de Boiçucanga, com objetivo de aprimorar o surf contou que pretende acompanhar o projeto até o final e falou sobre a segurança que sentiu durante na água. "Com os professores na água junto você se sente mais seguro e as instruções que eles passaram antes foram fundamentais, ajudaram bastante", disse.
O Surf Para Todos em Maresias vai até o dia 30 de novembro, com aulas gratuitas de quinta a domingo, das 9h às 17h. A última etapa da edição de 2025 acontece em Guaecá, de 4 de dezembro a 15 de fevereiro.









Comentários